TRATAMENTO PARA  A ANSIEDADE 

O tratamento psicológico vem se mostrando o mais eficaz, trata a causa do problema, ajudando as pessoas a saírem dos estados alterados da ansiedade e estresse.

 

O tratamento da ansiedade começa preparando a pessoa a reconhecer o estado ansioso e conseguir sair das crises.

 

A ansiedade pode ser sentida em diversos níveis e possuir diferentes graus de severidade.

 

O tratamento identifica o que provocou os estados alterados e o grau de comprometimento, podendo assim tratar a causa dos diversos transtornos de ansiedade. 

Quando essa sensação de alarme, que muitas vezes vêm associadas a sensações de tensão e insegurança, causam um mal estar significativo.

A pessoa sente-se angustiada, ameaçada, bloqueada.

 

A ansiedade pode tornar-se crônica, invadindo  parte do funcionamento da pessoa e causando incapacidade elevada, nos mais variados contextos do seu dia a dia.

 

Entendendo respostas autônomas.

As respostas autônomas entram em ação, quando o corpo entende que estamos em  perigo. Precisamos de uma resposta rápida. Normalmente, encontrar um espaço seguro ou fugir. Algumas respostas ao longo do tempo, podem ser pré-programadas. 

 

A mente pode se programar, claro que não somos robôs. Através da experiência, algumas das respostas aprendidas, passam a vigorar automaticamente.

 

Quando entendemos que existe uma urgência “perigo” o corpo aciona o mecanismo de respostas autônomas. O corpo canaliza a maior parte da energia, para atividade e agilidade mental. É como se ganhássemos um gás! Raciocínio rápido associado a poder físico. 

 

Se acionado corretamente é maravilhoso. O problema é a duração, infelizmente só funciona por pouco tempo.

 

Quando acionamos demasiadamente o módulo de urgência, corremos o risco de obter o efeito contrário, pois não há mais energia a ser canalizada. O corpo pode responder indicando cansaço, fadiga (estresse) ou a mente começa a enumerar problemas em vez de soluções (ansiedade).

 

 

 

Alguns sintomas:

Enxaqueca, tensão muscular, insônia, irritabilidade, alteração do desejo sexual, fadiga, obesidade, palpitações, falta de ar, taquicardia, sudorese, tontura, falta de motivação, dificuldade de concentração.

 

 

Dê qualidade à sua vida! 

Quando a ansiedade vira um transtorno?

Os tipos mais comuns de distúrbios de ansiedade

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) 

 

 A característica principal é uma preocupação constante sobre quase tudo em sua vida.

 

Quando a pessoa não consegue relaxar, acredita que tudo pode dar errado a qualquer momento, é invadida por pensamentos cíclicos de tragédia iminente, parecendo que o pior sempre vai acontecer. 


 

Síndrome do Pânico 

 

Geralmente ela vem após algum acontecimento traumático.

 

Caracteriza-se por crises de medo e pânico inesperadas, associadas a sintomas físicos, como falta de ar, batimentos cardíacos acelerados, tonturas, dores torácicas, náuseas, suor e taquicardia, com sensação de morte iminente e desespero incontrolável,  sem causa aparente. 



 

Transtorno de ansiedade social, Fobia Social.

 

Caracteriza-se pela grande dificuldade de lidar com o nervosismo, em situações de interação social com desconhecidos ou em lugares que a coloquem  em evidência.

 

A pessoa é invadida por pensamentos de que ela será julgada e analisada o tempo inteiro, quando estiver em público. 

ANSIEDADE

 Psicoterapia X tratamento Médico

Quando os sinais de ansiedade são ignorados, costumam chegar a níveis de gravidade que podem ser prejudiciais, não só para a saúde mental mas também para a saúde física.

 

Em casos mais agudos, para diminuir sintomas incapacitantes, pode ser necessário utilizar recursos de ansiolíticos.  Contudo, possuem um risco elevado de dependência,  o seu uso deve ser controlado e sempre mediante prescrição médica.

 

 O alerta a ser considerado é que os recursos médicos não apresentam uma solução por si só, visto que não abordam a origem do problema.

 

A psicoterapia apresenta ferramentas, para que a pessoa possa lidar com as situações ansiogênicas (que induzem ansiedade). Se possível e necessário, o ideal é combinar os dois tratamentos. 

O que é a ansiedade natural?

A ansiedade é uma reação natural do corpo, ocorre em momentos que estamos tensos por algum motivo real. Sentir ansiedade antes de acontecimentos significativos na sua vida é normal, como uma reunião importante, a compra de um bem ou o encontro com um desconhecido

O lado positivo da ansiedade é o acionamento de respostas autônomas, quando estamos sob muita pressão, o mecanismo oferece agilidade e clareza para resolver problemas rapidamente.